Olá, se você acompanhou meus posts Blog durante o ano, meu sincero agradecimento.

Espero, de coração, que eu tenha contribuído com coisas boas. Este será o penúltimo post do ano de 2020! Ahhhh, não fica triste que volto em 2021 com conteúdos mais dinâmicos. Continua comigo que o meu objetivo é partilhar oportunidades e insights sobre o mercado imobiliário da Zona Norte do Rio de Janeiro.

Estamos há duas semanas para o final de 2020. Um ano difícil para muitos, contudo as boas perspectivas nos negócios imobiliários nos aguarda em 2021. Afirmo isso com conhecimento de causa. Eu não esperava que, em plena pandemia, que a minha empresa crescesse mais de 150% em faturamento e 115% em número de Associados! Se crescemos em um período hostil, não posso esperar menos para o próximo ano que já vem apresentando sinais de melhoria. Por isso quero deixar essa reflexão mais otimista.

Por que estou otimista para 2021?

Como gestora de empresa aprendi a avaliar o cenário atual para planejar os próximos meses. Nesse caso, estou bem otimista porque tivemos um ano incrível – e olha que o início da pandemia me assustou bastante, eu achava que seria horrível e difícil manter os negócios. Contudo, a preparação e a estrutura da franquia RE/MAX para nos manter vivos e nos ajudar a manter os nossos “clientes” vivos e produtivos, não nos deixou na inércia. Pelo contrário, nos acelerou! Nosso primeiro MARCO chegou em julho, quando dobramos o faturamento em relação ao ano anterior. Em novembro de 2020, conquistamos os nossos primeiros 100 associados (Agentes RE/MAX) na Zona Norte. Tínhamos apenas 27 Associados no início do ano. Hoje, enquanto escrevo esse post, já ultrapassamos os números mencionados e a nossa curva de resultados permanece crescendo. Veja a imagem abaixo, nesse gráfico eu represento os principais marcos da Master Franquia Regional RE/MAX Rio de Janeiro Norte. Esta é uma prova da força da marca RE/MAX. É a certificação do nosso propósito, atingir nossos objetivos ajudando os profissionais do mercado a atingir os objetivos deles…

Você pode estar se perguntando como conseguimos isso?

Numa palavra, eu digo que é ENGAJAMENTO. Muita gente fala e você certamente escuta com frequência. Só que, só a palavra de forma isolada não traduz os resultados de uma organização. Na RE/MAX, com a estrutura de rede a gente consegue humanizar os processos através do alinhamento entre os valores do indivíduo e os da empresa como um aspecto do fortalecimento da cultura organizacional e concomitante aos desejos e objetivos pessoais e profissionais de cada um. Engajar mais de 131 mil associados, em mais de 124 países em mais de 35 idiomas é um desafio gigante. Para tanto, isso é possível no sistema RE/MAX porque estabelecemos relação que vai além de entregas laborais e contrapartidas financeiras. Somos TODOS EMPRESÁRIOS de uma marca mundial e líder do segmento. Isso mesmo, na RE/MAX temos uma gestão horizontal onde o presidente da empresa é acessível como qualquer outra pessoa. Isso é muito simples de perceber nos eventos, nas LIVES, nos workshops. Nosso presidente e CEO Peixoto Accyoli está envolvido em todos os encontros, ele conhece cada um, fala diretamente com cada um sem seguir protocolos ou hierarquias. Sentimos importância e interesse genuíno o tempo todo e de “cara limpa”. Esse é o ponto chave. Cada pessoa se dedica, se envolve e interage no seu ambiente de trabalho porque sabe que não tem limites de crescimento. E o que lhe assegura isso é o fato dele se identificar com os valores e propósitos da organização

Foi fácil e rápido chegarmos a esse patamar?

Claro que não! Nossa companhia tem quase 50 anos!!! Em contrapartida, HOJE É FÁCIL, eu diria “instantâneo”, você entrar para a RE/MAX e já contar com isso. Eu ingressei nesse modelo há apenas 3 anos, mas já me sinto como se tivesse nascido com a empresa. O sentimento de pertencimento é muito rápido, o ambiente de trocas, a ética e transparência nas relações, a vontade de ajudar uns aos outros nos faz “sentir em casa”. Esse laço acaba desenvolvendo uma postura mais cooperativa, empenhada, otimista, disposta e de autodesenvolvimento.

Você sabe muito bem que promover o engajamento dos profissionais não é fruto de mágica. É preciso fazer a gestão de forma estratégica para incentivar o time e fortalecer o vínculo dos colaboradores, especialmente no mercado imobiliário como o nosso no Rio de Janeiro. Corretores de Imóveis são profissionais liberais, não têm vínculo empregatício… Então, o quê os fazem engajar em um negócio? O sistema RE/MAX se diferencia por isso, nós trabalhamos para ajudar esse profissional a crescer e superar seus próprios objetivos. Somos “prestadores de serviços” e com isso garantimos um ambiente colaborativo e o que era  competição, torna-se coopetição, ou seja, não há competição, há cooperação uns com os outros e assim TODOS GANHAM. Veja abaixo algumas medidas que empregamos no mundo todo que faz a nossa empresa ser líder mundial no segmento imobiliário:

1.     Primeiro você precisa entender que o engajamento é um vínculo emocional com a corporação e “corporação” aqui são as pessoas que fazem parte e constroem a marca. Nesse sentido, concorda que  ninguém vai se engajar em um ambiente hostil, que desqualifica o time ou não faz tanta questão dele? Então, a primeira medida é estimular a parceria entre todos e organizar um sistema em que todos ganhem uma fatia do negócio/transação:

  • Na RE/MAX, não tem concorrência. Um negócio imobiliário é composto por 2 transações: 1- CAPTAÇÃO e 2-VENDA. Cada transação é representada por um profissional imobiliário. Veja o esquema abaixo considerando um imóvel de R$500.000 com honorários a 6%.
  • Outro diferencial que o sistema RE/MAX tem é a possibilidade de “referenciar” um comprador (transação 2) e um vendedor (transação 1). Isso é muito comum quando o Agente RE/MAX “conhece” um cliente em potencial, seja para comprar ou vender um imóvel e NÃO PODE/ou não consegue atender esse cliente pessoalmente. Nesse caso, ele referencia o cliente a um colega – Agente RE/MAX que fará todo o trabalho (seja captação e/ou venda) e na conclusão do negócio, o Agente RE/MAX que referenciou, ganhar 25% dos honorários ganhos da transação indicada.
  • Código de Ética dentro da RE/MAX: Além de seguir o Código de Ética estabelecido pelo sistema CRECI-COFECI, a companhia tem o seu próprio código de ética, com isso conseguimos fortalecer as relações entre os agentes e garantir uma conduta mais transparente dentro da companhia.

2.     No primeiro ponto, você pode observar que falamos sobre relacionamento entre os pares/colegas. Eu iniciei com esse ponto porque esse é o cerne do negócio da RE/MAX, afinal, a companhia foi fundada por um Corretor PARA CORRETORES. A segunda medida é o APOIO que o Agente RE/MAX tem dentro da unidade franqueada. Esse apoio principal vem do Broker (franqueado), por isso que para ser um franqueado RE/MAX o empreendedor/empresário não precisa entender de mercado imobiliário, precisa entender e gostar de gente. O papel do franqueado RE/MAX é atrair os melhores profissionais que querem crescer, treiná-los e mantê-los motivados todos os dias! Para tanto, o ambiente da franquia precisa ser estimulante no sentido de oferecer estrutura adequada como suporte ao trabalho do Corretor e ainda assegurar as boas relações com os colegas de trabalho.

3.     Na mesma linha do segundo ponto, é importante oferecer oportunidades de criar times, aumentar os percentuais de ganhos (variação entre 40 a 70% dos honorários), desafios, autonomia, capacitação e aprendizagem. Para isso a companhia oferece uma “caixa de ferramentas” para ser utilizada. Nessa caixa de ferramentas todos os Associados RE/MAX contam com uma Universidade Corporativa – on-line, 24h por dia; uma Academia Regional com cursos presenciais e encontros para diversão; uma estrutura tecnológica que facilita o trabalho diário dos Corretores, exemplo disso, somos a única empresa imobiliária parceira do Google no Brasil, isso quer dizer que os nossos Agentes contam com todos os recursos do G-Suite e ainda estamos caminhando para sermos um dos maiores portais imobiliários do Brasil. No quesito desafios, anualmente, temos nossas convenções que premiam os que tiveram melhores desempenhos. Dessa forma, estimulamos os nossos Agentes a querer sempre mais. Subir no palco de uma convenção Nacional e Internacional não tem preço!

Tenho muito mais a contar… por isso convido você para um bate-papo.

Nesse encontro eu consigo te mostrar com imagens e vídeos o PORQUE, os Corretores bons, idôneos e com mindset de crescimento ingressam na RE/MAX e se tornam TOP PRODUCER no mercado imobiliário.

Ver seus esforços recompensados faz você querer investir mais no projeto, não é mesmo? Pois é, a valorização é um forte elemento para engajar o time. Por isso é importante ter uma boa política de reconhecimento e a RE/MAX tem, desde 1973, a gente só vem aprimorando ano a ano!

Modelo de ingresso ao time RE/MAX

1 – Corretor Associado (Agente RE/MAX)

  • Single
  • Dupla
  • Team Leader (imagina você ter uma equipe dentro da estrutura da franquia)
  • Single Premium 60% (Corretor sozinho que ganha 60% dos honorários)
  • Single Premium 70% (Corretor sozinho que ganha 70% dos honorários)

2 – Franqueado (Broker RE/MAX)

  • Empresário que adquire a franquia e monta a imobiliária com a ajuda e apoio da Master Franquia Regional da Zona Norte.

Despeço-me dizendo que 2021 será um ano de CRESCIMENTO e quero partilhar isso com você. Como vimos acima, você tem várias formas de fazer parte desse negócio de sucesso. Agora, a bola tá contigo. Tenho um plano de expansão arrojado para a Zona Norte Carioca – TEM OURO NA ZN! Busco sócios para essa empreitada, pessoas boas com mindset de crescimento para juntos desbravamos o grande potencial imobiliário que identifiquei aqui e está inexplorado! Vem comigo e vamos prosperar juntos, fazer história em 2021 se Deus quiser!


Forte abraço,

Glauce Santos

Diretora Regional

RE/MAX Rio de Janeiro Norte.

Deixe uma resposta