Oi, aqui é Glauce Santos! Se já me conhece, sabe muito bem que milito no segmento imobiliário há mais de 16 anos. Hoje eu quero trocar uma ideia contigo sobre a onda digital. Vamos lá?
Gostaria de saber a sua opinião também. Então, deixe seu comentário aqui no BLOG pra gente fortalecer nosso mercado e ajudar o maior número de profissionais desse segmento, combinado?
Pare para observar e vai perceber uma explosão de informações de todos os tipos que é lançada só nas mídias sociais. Veja bem, a cada minuto, na internet, 347 mil novos stories são postados no Instagram, 147 mil fotos são publicadas no Facebook e 41 milhões de mensagens são trocadas no WhatsApp. Os dados são de 2020 e foram publicados no infográfico Data Never Sleeps da Domo, empresa especializada em computação na nuvem. Ou seja, enquanto você lê este texto, milhões de informações serão disponibilizadas na rede, serão anunciadas novas ferramentas e novos processos e equipamentos serão criados. Estamos em constante evolução, e as mudanças ocorrem de forma cada vez mais rápida. Com as novas tecnologias, as empresas buscam se adaptar e acompanhar as novidades, inclusive no setor imobiliário. Mas surge uma questão incômoda: a tecnologia vai acabar com a profissão de Corretor de Imóveis?

O mercado imobiliário e a tecnologia
Há mais de quatro anos, se fala em processos digitais que prometem eliminar a presença do Corretor de Imóveis nas transações imobiliárias. Em alguns países, principalmente na Europa, já se fala em concentrar as transações diretamente entre proprietário e comprador. Inclusive aqui no Brasil, já temos startups ganhando espaço com esse negócio, gerando incertezas e especulações. E ainda, com a digitalização e robotização das operações, algumas projeções dizem até sobre o fim de algumas profissões, como a de Corretor de Imóveis, até 2025.
A questão é: você está pront@?
O mercado imobiliário é um setor tradicional, assim como a profissão de Corretor de Imóveis, mas também vem sofrendo impactos com os avanços tecnológicos. A internet mudou totalmente os nossos hábitos e nos possibilitou inúmeras facilidades, ainda mais com a difusão do mobile. Atualmente, passamos muito tempo em frente aos nossos smartphones, sendo capazes de acessar qualquer coisa de qualquer lugar. Acessamos e-mails, enviamos mensagens, conversamos nas redes sociais, pagamos contas, pedimos lanches, pesquisamos serviços e produtos, inclusive (por que não?), imóveis. Com maior acesso à informação, o cliente se tornou o protagonista das transações, já chega à imobiliária mais bem informado e mais decidido no processo de compra ou locação.
Para o Corretor também houve mudanças. Ele conta com novas ferramentas, novos processos, novas relações de consumo e um novo ambiente de trabalho, o virtual. Precisa se adaptar a ele e às outras novidades ou sofrerá as ameaças de sucumbir a elas.

Benefícios da tecnologia
Além da alta concorrência no mercado imobiliário e outros desafios enfrentados pelos profissionais do setor, como crise financeira (agravada pela pandemia de Covid-19), falta de ética e práticas ilegais, para sair na frente e conseguir se destacar frente às outras empresas, gestores e profissionais do setor imobiliário investem cada vez mais em recursos inovadores para auxiliar tanto o seu processo de venda e estimular seu time de Corretores, quanto encantar seus clientes. Apostar em novas tecnologias pode trazer muitas vantagens competitivas descortinar muitas oportunidades:
- Mais agilidade e segurança
Com as ferramentas digitais, é possível mais rapidez e simplicidade nas negociações, favorecendo negócios à distância, diminuindo a burocracia e espera no atendimento, e também segurança nos dados e fluxo de informações.
- Atendimento virtual
Uma forma mais rápida, prática e econômica de atendimento ao cliente, favorecendo os processos, envio de documentos, pagamentos, conferências, agendamentos, entre outros serviços. As ferramentas mais utilizadas para atendimento virtual são: e-mail, chatbot, redes sociais, mensagens via site, entre outras.
- Buscas pela internet e realidade virtual
O ambiente virtual favorece as pesquisas, comparações, dicas e troca de informações, além de possibilitar a visualização de fotos, vídeos, plantas de imóveis e visitas virtuais com riqueza de detalhes sem sair de casa, trazendo comodidade, economia de tempo e dinheiro antes de fechar o negócio.
- Novas ferramentas de treinamento, desenvolvimento e presença on-line
Com as novas tecnologias é possível realizar reuniões e aulas on-line, promover rede de relacionamento entre colegas de profissão e novos clientes, participar de eventos, realizar novos tipos de anúncios e ter novas formas de comunicação com o cliente, e ainda ter ferramentas que facilitem e aprimorem suas atividades profissionais e a produtividade.
A tecnologia não substitui o corretor de imóveis

Muito além dos desafios impostos pelas inovações tecnológicas, estão as inúmeras possibilidades oferecidas por ela. Numa tentativa de responder à tão temida questão: não, a profissão de Corretor de Imóveis não irá acabar. O que muda não são os serviços, mas a forma com a qual eles são prestados. O objetivo será sempre buscar as melhores soluções para ocliente, trazendo cada vez mais benefícios e excelência no atendimento e prestação dos serviços.
O que é preciso é adaptação aos novos tempos. Adequar nossa mentalidade e estarmos abertos ao novo, às possibilidades de melhoria e crescimento. O Corretor que se mantiver à margem das novidades do mercado, este sim, dificilmente sobreviverá. A intermediação imobiliária ainda continua sendo fundamental para a realização de bons negócios, mas os profissionais devem mostrar seus diferenciais, criar vínculos de confiança para conseguir identificar as necessidades e trazer sempre as melhores soluções para o cliente. Além, é claro, de estar preparado e ter sucesso na profissão.
Por isso, é importantíssimo que o profissional imobiliário (tanto o Corretor quanto os Gestores) mantenha-se sempre atualizado quanto às novas práticas do mercado, ferramentas de trabalho e oportunidades de negócios oferecidos pelas novas tecnologias. Desde a prospecção de clientes, negociação até o fechamento da venda, o uso da tecnologia já é regra. Como dizemos para os nossos franqueados: um bom corretor tem que ser consultor e não meramente um mostrador de imóveis. Então, o cliente espera sempre o melhor serviço e o profissional deve estar sempre pronto para atendê-lo.
Que tipo de Corretor de Imóveis você quer ser?
Diante desse cenário, essa é outra pergunta capciosa. Como nos adaptar? Como transformar, então, essas oportunidades em negócios? Nesse período de pandemia e lockdown, por exemplo, muitas imobiliárias tradicionais do Rio de Janeiro tiveram que fechar as portas, muitos profissionais não sabem o que fazer para conseguir atravessar essa fase difícil. E até nesse momento, a tecnologia aparece para trazer soluções para manter o negócio.
Adam Contos, CEO geral da RE/MAX LLC, disse uma vez: “O que você quer alcançar? Objetivos criam desejos. Os sistemas criam resultados.” Na nossa franquia RE/MAX, o modelo de negócio nos auxiliou muito. Além de ser uma marca reconhecida internacionalmente, sua experiência de quase 50 anos nos auxiliou a vencer a crise. Com metodologia própria de trabalho a RE/MAX nos possibilitou enxergar vantagens competitivas e desenvolver inteligência para o sucesso do negócio.
Assim, para auxiliar nossos Agentes, desenvolvemos o programa Checklist de Sucesso, uma poderosa ferramenta para organizar a rotina de trabalho, definir tarefas de acordo com a prioridade e acompanhar os relatórios. Se você tem dificuldade em se programar e organizar seu dia a dia, esta é uma ótima ferramenta para sua produtividade. Um modelo testado e aprovado pelos Agentes Imobiliários mais produtivos da rede de franquia RE/MAX da Zona Norte do Rio de Janeiro. Se não conhece ainda, baixe gratuitamente aqui.
Modelo RE/MAX e incentivo ao Corretor de Imóveis
A RE/MAX trouxe ao Brasil inovações imobiliárias que desafiam muito mais os empreendedores a transformarem o mercado do que as novas plataformas em si. O novo modelo de gestão, por exemplo, é uma delas. Embasado no sistema de negociações “ganha-ganha” e na valorização do profissional Corretor, o modelo é reconhecido em grandes países desenvolvidos, como EUA, França e Japão, e foi adotado pela franquia a fim de melhorar a qualidade da atuação de mercado e transações imobiliárias brasileiras.
Ao contrário do que é visto hoje no Brasil, sendo a imobiliária o ponto de apoio ou referência para o cliente, na RE/MAX, o Corretor sim, é a grande estrela do negócio. Diante disso, as novas tecnologias possuem papel fundamental e agregam valor à filosofia de trabalho da nossa rede.
Assim, para conseguir todo esse crescimento e reconhecimento da profissão, investimos muito na qualificação constante de nosso Corretores Associados, oferecendo:
- Universidade RE/MAX: uma estruturada capacitação para o uso correto das ferramentas de publicidade, tecnologia e networking para garantir o padrão de excelência no atendimento ao cliente e relacionamento com os demais colegas de profissão (pilares do sistema).
- Rede Global: são mais de 130 mil profissionais espalhados pelos mais de 124 países, formando uma verdadeira REDE, favorecida pela tecnologia, que nos auxilia a fazer negócios imobiliários sem sair do bairro.
- Parceria com a Google: uma grande transformação digital, com novas plataformas, ferramentas de trabalho e networking, recursos inovadores que geram resultados positivos para os negócios, beneficiando todas as unidades brasileiras franqueadas.
- Treinamento On-line: somente no primeiro trimestre de 2021, já treinamos mais de 200 profissionais com a Formação Inicial de Corretores, somando mais de 17 mil horas de aprendizado, e tudo em ambiente de videoconferência.

Dessa forma, a tecnologia não é e nem deve ser uma preocupação hoje para os Corretores atuantes, e sim uma facilitadora que traz desafios e oportunidades. O dinamismo e aceleração das inovações nos incentivam a prestar mais atenção ao que está acontecendo à nossa volta na contemporaneidade para que possamos usar todos os novos conhecimentos adquiridos em prol dos nossos serviços. Os novos tempos fazem com que nós também nos movimentemos. É preciso estar sempre em busca de novidades e abertos a novas tendências e possibilidades.
Pensar na transformação digital é estar preparado para o mercado, é pensar na evolução do imobiliário e acreditar que a tecnologia deve impactar positivamente os negócios e as relações. Tudo isso sem perder o comprometimento de nossos profissionais e o foco em nossos clientes, porque, para nós, conexão nada mais é do que estreitar vínculos.
E aí, curtiu o post?
Comente aqui e vamos falar sobre crescimento e prosperidade nos negócios imobiliários na Zona Norte carioca.

Forte abraço,
Glauce Santos
Diretora Regional
RE/MAX Rio de Janeiro Norte.
[…] dizer que o trabalho de Corretor de Imóveis é de suma importância para o sucesso dos serviços e a profissão não irá acabar. A intermediação imobiliária continua sendo fundamental para a realização de bons negócios. […]
[…] mais que a inovação e a tecnologia avancem, nada substitui o profissional responsável por garantir a segurança nas negociações. As tecnologias têm trazido muita […]