Olá, aqui é Glauce Santos. Vamos falar de expansão?
Começar um negócio é sempre uma decisão importante e, apesar das imprevisibilidades do mercado, é preciso se preparar desde o primeiro momento, conhecer sobre a área e ter um bom planejamento. A escalabilidade de um negócio depende muito da base na qual ele está fundamentado e das escolhas realizadas, só assim terá um crescimento ativo. Mas você sabe o que é a escalabilidade? Saiba mais sobre esse conceito e algumas dicas de como você pode ter um negócio escalável.
O que é escalabilidade?
A escalabilidade é a capacidade que uma empresa possui de crescer atendendo às demandas sem perder as qualidades que agregam valor a ela. É a competência dessa empresa de reagir bem e atender à nova realidade sem demonstrar nenhum problema operacional ou de gestão, ou seja, significa que ela pode funcionar com sucesso enquanto se desenvolve. Um negócio escalável é aquele que apresenta potencial de expansão – de preferência, sem limites –, é poder crescer com consistência e continuamente ao mesmo custo, como mostra o gráfico abaixo:

Para que o desenvolvimento ocorra, os recursos, ferramentas, sistemas e todo o trabalho precisam evoluir com as novas exigências, atendendo às novas exigências. Isso é ter uma escalada saudável, sem consequências negativas com o crescimento. Do contrário, pode haver problemas no atendimento da demanda ou pode não atrair investidores, entre outras dificuldades que prejudicam a evolução.
A escalabilidade traz benefícios tanto para a empresa quanto para os clientes. Para os negócios, permite reduzir custos, aumentar o lucro, aumentando a atratividade dos investidores. Quanto mais escalável for o seu negócio, mais investimentos ele poderá atrair. E é por isso que a escalabilidade deve estar sempre entre as suas prioridades.Já a clientela pode aproveitar custos reduzidos e melhorias nos produtos e serviços, que são aperfeiçoados constantemente.
Ao pensar na escalabilidade, é importante entender para qual tipo de crescimento cada negócio está voltado. Isso também depende de uma adequação ao longo do tempo em que a empresa é conduzida. Há a escalabilidade horizontal (out) e a vertical (up). No modelo de escalabilidade horizontal (out), as empresas têm como principal objetivo se tornarem referências absolutas em seus segmentos. A ideia é ter maior abrangência máximo possível para se tornar líder do mercado, incluindo várias categorias de produtos. Já na escalabilidade vertical (up), as empresas querem crescer, mas dentro do seu segmento. A proposta é abranger o universo de possibilidades de acordo com aquela área.
O que é preciso para ter uma empresa escalável?
Para ser escalável, o modelo da sua empresa precisa ter alguns atributos específicos, que, geralmente, fazem toda a diferença para a expansão e forma de faturar. Assim, separo três características principais, de acordo com a Endeavor:
1 – É ensinável
O processo de produção é possível de ser ensinado a qualquer outro funcionário, isso é sinal de escalabilidade. Assim, a empresa se torna maleável e pode se expandir de acordo com o seu planejamento.
2 – É valioso
O valor é gerado pela oportunidade aliada ao conhecimento único e aos benefícios oferecidos. É por meio da especialização em uma atividade que você se diferenciará dos concorrentes, que agregará mais valor ao produto ou ao serviço que oferece ao mercado.
3 – É replicável
O processo pode ser reproduzido e gerar receita recorrente? Se sim, isso indica que o modelo de produção funciona e, o mais importante, que há mercado para expansão.
Como escalar meu negócio?
No panorama do empreendedorismo atual, a escalabilidade tem sido cada vez mais valorizada, principalmente pelas startups. Antes de tudo, é preciso buscar a escalabilidade para identificar o verdadeiro potencial de crescimento do seu negócio, sua capacidade de gerar maior faturamento.
O sistema de franquias tem sido uma grande forma de dar escalabilidade a um negócio. Ao abrir uma franquia, você pode expandir o atendimento a seus clientes e, consequentemente, suas vendas com o mínimo de estrutura, já que tudo fica sob a responsabilidade do franqueado.
Todos ganham
O modelo da franquia RE/MAX, por exemplo, tem permitido escalar ganhos, uma vez que o foco está no desenvolvimento de profissionais e não diretamente na comercialização de imóveis, como nas imobiliárias tradicionais. Quando o franqueado trabalha para o desenvolvimento dos profissionais, estes são capazes de construir suas empresas dentro da estrutura da franquia, ou seja, a RE/MAX se torna um celeiro de ofertas e geração de negócios. Todos ganham com:
- A diminuição de custos operacionais, com estrutura compartilhada e enxuta;
- Ambiente de alta motivação e trabalho em REDE;
- Economia em escala, pois o volume nos dá poder de negociação;
- Modelo com alta escalabilidade, testado e aprovado em mais de 124 países.
A franquia RE/MAX é uma grande oportunidade de ganhos em escala, além de ser um negócio muito rentável para o empresário. Nos últimos anos, a RE/MAX tem demonstrado grande crescimento também no Brasil. Estamos entre as 50 maiores franquias do país (entre Boticário, McDonald’s, Cacau Show, etc.) e somos a primeira no segmento imobiliário.

Resultados RE/MAX Brasil 2º semestre de 2021: Unidades em operação

Resultados RE/MAX Brasil 2º trimestre de 2021: VGV (Volume Geral de Vendas)

Resultados RE/MAX Brasil 2º trimestre de 2021: VGC (Volume Geral de Comissão)
Para mim, tem sido um desafio, mas a Master Regional RE/MAX Rio de Janeiro – Norte já é referência na Zona Norte Carioca, com 8 franquias já estabelecidas e com objetivo de crescer ainda mais. Por isso, se você quer expandir e ter mais escalabilidade no seu negócio, fale comigo. Eu apostei no modelo e deu certo. Vamos pensar juntos em novos caminhos e possibilidades de empreender e escalar o seu negócio.

Forte abraço,
Glauce Santos
Diretora Regional
RE/MAX Rio de Janeiro Norte.
[…] aos planos para o futuro com a franquia RE/MAX, Alex não esconde o entusiasmo: “Esperamos que o crescimento venha rápido para que possamos expandir para outros pontos da cidade. Foco no crescimento sem […]
[…] sistema de franquias tem sido uma grande forma de dar escalabilidade a um negócio. Ao abrir uma franquia, você pode expandir o atendimento a seus clientes […]