As mulheres encontram muitos desafios em sua trajetória profissional e, muito além da concorrência e das questões mercadológicas, estão o machismo e os relacionamentos abusivos, que impactam fortemente em sua carreira empreendedora. Esses e outros temas são tratados mensalmente no Women Global & Powerful, nosso projeto exclusivo para ELAS.
Realizar um evento só para mulheres é saber ouvir, estar disponível e acolher cada história. Como costumo dizer, na sala virtual, nos despimos, descemos do salto, tiramos a maquiagem e somos apenas mulheres com sonhos grandes e o desejo de partilhar, incentivando umas às outras. Temos que estar preparadas para ouvir muitos relatos difíceis, com trajetórias cheias de desafios e preconceitos, mas que, muitas vezes, também são seguidas de superação. Mulheres que se sentem muitas vezes menosprezadas e anuladas, mas que correm atrás e se tornam empreendedoras de sucesso, lutando contra o mercado e ainda conciliando trabalho, maternidade, casa e vida pessoal, porque são vitoriosas e poderosas.
Um dos capítulos que diversas mulheres enfrentam, ou já enfrentaram, é o machismo ou relacionamento abusivo. Machismo é o conjunto de atitudes, comportamentos e pensamentos que se baseiam na ideia de superioridade, prepotência ou dominação do homem em relação à mulher. Essa crença pode levar a práticas discriminatórias e até violência de gênero em vários âmbitos, inclusive no trabalho. Algumas atitudes machistas são: mansplaining (o explica-tudo), manterrupting (interrompe sempre a fala de uma mulher), bropriating (que se apropria de ideias femininas), entre outras.
A cultura do machismo influencia na manutenção de relacionamentos abusivos, ou seja, no qual há violação dos direitos da mulher, do seu bem-estar físico, psicológico ou social. Homens que se sentem donos de suas esposas ou namoradas, que as privam de ter uma vida social ou profissional, manipulando-as. Na terceira edição do Women Global & Powerful, tivemos a oportunidade de discutir um pouco mais sobre o tema e ouvir muitos relatos a respeito.
A terceira edição
A terceira edição do evento contou com a participação de Ediselma Souza, Broker da RE/MAX Immobili (Brasília), Débora Araújo, Agente imobiliária da RE/MAX Conecta (Ilha do Governador), e Wânia Costa, bancária e Agente da RE/MAX Gol (São Paulo), que compartilharam um pouco de suas trajetórias.

Para Ediselma Souza, foi uma grande experiência: “Foi sensacional. Um ambiente onde podíamos compartilhar nossos pensamentos e ouvir tantas histórias incríveis”. Ediselma relatou casos de machismo que já sofreu no trabalho, como no caso de um cliente que, irritado, insistia em falar com o dono da imobiliária, sempre se referindo no masculino, e se assustou quando viu que se tratava de uma mulher. Mesmo tendo questionado, o cliente conversou e tirou suas dúvidas sobre imóveis e investimentos com a profissional e saiu satisfeito da agência, enaltecendo seu trabalho.
O depoimento de Ediselma serviu de exemplo positivo para muitas outras que, de uma forma ou de outra, também sofrem com o mesmo problema: “Acredito que o evento gera um impacto maravilhoso para todas que participam. Recebi feedbacks maravilhosos. Todas que participaram se inspiraram nas falas, saíram com alguma mensagem ou história que serviu de inspiração para que elas pudessem ir em busca de seus objetivos”, disse a Broker.
Outras participantes também se sentiram encorajadas e relataram suas histórias sobre relacionamentos abusivos que tiveram. Homens que anularam suas esposas, muitas vezes impedidas de trabalhar e seguirem suas profissões ou terem uma vida social por preconceitos e machismos.

Débora Araújo ressaltou a importância de ter eventos que contribuem para o empoderamento feminino: “O maior impacto que percebo é mostrar que nós podemos! Muitas mulheres não se acham capazes de serem protagonistas da sua própria vida e, quando escutam outras que conseguiram, é como um choque de realidade. A famosa frase: ‘Se ela conseguiu, eu também consigo’”.
Atualmente, Débora trabalha com o esposo na corretagem de imóveis, formando a Dupla Araújo, e essa parceria já dura mais de 18 anos. Para ela, o Women Global & Powerful é uma maneira de incentivar outras mulheres a seguirem seus sonhos: “Esse projeto é muito importante para deixar claro que não devemos desistir de sonhar e tornar os nossos sonhos realidade, pois, dessa forma, iremos inspirar outras mulheres a irem atrás dos seus sonhos”.

Wânia Costa também pôde contar um pouco de sua trajetória e carreira profissional. Mãe de gêmeos, ela é especialista em gestão de negócios e bancária, atuando também como corretora de imóveis na RE/MAX GOL de São Paulo, da qual é sócia-proprietária. Wânia já foi eleita Top Producer da RE/MAX (2019/2020) e sabe como é enfrentar os desafios do mercado sendo mulher, mãe, empreendedora e como compartilhar tudo isso é importante para a nossa rede de apoio: “Foi um prazer incrível contribuir com o projeto! Uma grande troca de aprendizado e de energia. É um momento de muito crescimento para quem assiste e para quem debate”.
O projeto e o empreendedorismo feminino na RE/MAX
O projeto Women Global & Powerful teve início em 2020. É um evento gratuito exclusivo para mulheres que desejam ser protagonistas, tanto do mercado quanto de suas próprias vidas. Seja solteira, casada, divorciada, viúva ou aposentada, simplesmente MULHER, que deseja encontrar o melhor de si, mudar o seu meio e fazer acontecer. Um espaço onde, mensalmente, recebo mulheres globais e poderosas para conversarmos sobre empreendedorismo, mercado imobiliário, carreira, negócios, desafios, oportunidades e tudo o que nos afeta. O objetivo é formar uma REDE de apoio para encorajar e inspirar o maior número de mulheres a alcançarem os seus objetivos e sonhos.
O projeto vem crescendo e reunindo cada vez mais participantes a cada edição, incentivando o empreendedorismo feminino, a prevenção à violência contra a mulher e ações que incentivam as mulheres no mercado de trabalho, como a maior participação no mercado imobiliário. Hoje o público feminino representa cerca de 35% dos profissionais que atuam no Rio de Janeiro. Aqui na RE/MAX Rio de Janeiro – Norte, ELAS representam mais de 57% da equipe. Panorama que se reflete no Brasil, com representação de mais de 48% do time.

Por isso, o Women Global & Powerful é importante para que cada vez mais mulheres se sintam capazes de ir além do que a sociedade lhes impõe. Precisamos perceber a grande mulher que existe em nós, superarmos obstáculos e lutarmos por nossos sonhos, e essa não tem que ser uma jornada solitária. JUNTAS SOMOS MAIS FORTES, e o projeto é uma das nossas redes de apoio.
A próxima edição já está marcada para o dia 19 de agosto. Já deixo aqui o meu convite. Chame as amigas e venha fazer parte dessa rede. Estamos aqui para te acolher e te incentivar a ir cada vez mais longe. Vem com a gente!
Inscreva-se no Women Global & Powerful

Forte abraço,
Glauce Santos
Diretora Regional
RE/MAX Rio de Janeiro Norte.
[…] desafios, oportunidades e tudo o que nos afeta (confira mais sobre a segunda, a terceira, a quarta e a quinta […]
[…] dificuldades do que os homens para crescer. Isso porque ainda precisam lidar com desafios, como machismo, assédio, preconceito, múltipla jornada de trabalho, entre […]
[…] do que os homens para crescer. Isso porque ainda precisam lidar com desafios, como machismo, assédio, preconceito, múltipla jornada de trabalho, entre […]