Olá, aqui é Glauce Santos! Se já me conhece, sabe que atuo e luto pelo segmento imobiliário há mais de 15 anos. Hoje eu quero falar com você sobre tecnologia e a corretagem de imóveis. Gostaria de saber a sua opinião também. Então, deixe seu comentário aqui no BLOG pra gente fortalecer nosso mercado e ajudar o maior número de profissionais do segmento, certo?
Por mais que a inovação e a tecnologia avancem, nada substitui o profissional responsável por garantir a segurança nas negociações. As tecnologias têm trazido muita comodidade na vida das pessoas, prometendo redução de gastos. No entanto, nem todos os setores da economia conseguem garantir a confiança para o consumidor por meio de um robô ou plataforma digital. E quando o assunto é negociação de imóveis, seja para comprar, vender ou alugar, a atuação humana é indispensável.
Mesmo com todo o movimento que existe a respeito da substituição do profissional em negociações por aplicativos, nada sobressai sua expertise, conforme posicionamento do sistema COFECI-CRECI, que já alertou que qualquer nova unidade imobiliária tem o dever de obedecer aos parâmetros estabelecidos pela lei nº 6.530 para seu funcionamento. O que significa que, no que diz respeito ao atendimento aos clientes, de acordo com o artigo 3º, só pode ser feito por profissionais Corretores de Imóveis.

A presença física do profissional é imprescindível para uma transação imobiliária segura e confiável para todas as partes. É importante ter o Corretor de Imóveis para esclarecer pontos e trazer mais clareza para o cliente. Entendo que a popularização da internet mudou sim os hábitos de compra do consumidor, não só no mercado imobiliário, mas em todos os setores da economia. No entanto, na metodologia adotada pela RE/MAX, essa revolução tecnológica é vista apenas como aliada e parceira, e não como o foco principal dos negócios. Sabemos que muitas pessoas, hoje, utilizam os smartphones e com os clientes imobiliários isso não é diferente, já que boa parte deles faz esse primeiro contato e busca por meio do celular. Todavia a segurança para o fechamento de um negócio é conquistada com o atendimento pessoal do Corretor com o cliente, ou seja, frente a frente.
Muito diferente do que é visto em todo o Brasil, onde a imobiliária é o ponto de apoio ou referência para o cliente, na RE/MAX, o Corretor é o grande condutor e especialista do negócio. Ele é nossa ESTRELA. Nesse sentido, o diretor e sócio da regional Rio de Janeiro – Norte, Dyogo Vieira, lembra bem que as novas tecnologias são importantes para agregar ao método já utilizado, mas jamais dispensam a atuação do profissional:
“Com o passar dos anos, temos tido cada vez mais tecnologias para ajudar a vida das pessoas, como esses de imobiliárias que sempre vão existir. No entanto, nós as vemos como facilitadoras do processo do trabalho e do contato com o cliente, mas não como um substituto dele. Para nós, nada conseguirá substituir, verdadeiramente, o papel de um profissional Corretor de Imóveis que, além de ter toda a sua expertise no negócio, tem uma rede de networking que não é encontrada em um aplicativo, até porque os aplicativos são programados, não pensam nem agem como um humano.”
Valorização do Corretor de Imóveis e qualificação sempre

A RE/MAX nasceu da necessidade de ordenar o mercado imobiliário, priorizando o profissional para que ele promova a intermediação das negociações imobiliárias. Por isso, nosso modelo é focado no desenvolvimento do CORRETOR, embasado no sistema de negociações “ganha-ganha”, já reconhecido em mais de 124 países, como Estados Unidos, França e Japão.
Sempre antenados às novidades e tendências para alavancar ainda mais o nosso negócio, investimos cada vez mais na qualificação constante dos Corretores Associados, oferecendo diversos treinamentos e uma verdadeira caixa de ferramentas em benefício do seu trabalho, como:
- Universidade RE/MAX Brasil: plataforma on-line com funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana. Uma estruturada capacitação para o uso correto das ferramentas de publicidade, tecnologia e networking para garantir o padrão de excelência no atendimento ao cliente e relacionamento com os demais colegas de profissão (pilares do sistema).
- Academia RE/MAX: com treinamentos mensais e semanais, tanto presenciais, quanto via Google Meet para os franqueados, Agentes e todo o staff da regional Zona Norte carioca. Somente no primeiro trimestre de 2021, já treinamos mais de 200 profissionais com a Formação Inicial de Corretores, somando mais de 17 mil horas de aprendizado, e tudo em ambiente de videoconferência.

Parceria com a Google: plataformas, ferramentas de trabalho e networking, e recursos inovadores que geram resultados positivos para os negócios. Além de outras plataformas da rede mundial, que oferecem cursos via web em diversos idiomas.
- Rede Global: são mais de 140 mil profissionais espalhados pelos mais de 124 países, formando uma verdadeira REDE, favorecida pela tecnologia, que nos auxilia a fazer negócios imobiliários sem sair do bairro.
Assim, a excelência do Corretor no atendimento ao cliente e relacionamento com os demais colegas dão garantia à profissão diante das inovações tecnológicas, que são importantes e não devem ser uma preocupação, mas sim uma oportunidade. É preciso demonstrar ao cliente que estamos preparados e sempre bem capacitados para entender e atender as necessidades que ele procura. Logo, somos facilitadores e incentivadores das boas práticas no imobiliário. Pensar na transformação digital é estar preparado para os negócios, mas é imprescindível estreitarmos cada vez mais as relações humanas, seja com nossos clientes ou com os parceiros, para criarmos ainda mais valor para o nosso mercado.

Forte abraço,
Glauce Santos
Diretora Regional
RE/MAX Rio de Janeiro Norte.