Olá, mulher global e poderosa! Aqui é Glauce Santos.
Quero falar especialmente com você que é mãe e que tem dificuldade de conciliar maternidade e carreira profissional: você pode ser protagonista da sua vida e uma empreendedora de sucesso, além de ser uma grande mãe. O empreendedorismo materno foi tema do nosso Women Global & Powerful, que chegou à sua 12ª edição, sempre reunindo mulheres com histórias inspiradoras.
As mulheres ainda enfrentam vários desafios, entre eles conciliar trabalho e cuidado com os filhos, reflexos de um modelo de trabalho antiquado, praticado pela maioria das empresas, e um mercado implacável em relação à maternidade. Falta acolhimento, sensibilidade e respeito com as mães, que retornam ao trabalho com um novo estilo de vida.
Essa falta de apoio com a mulher e, principalmente, com a mãe passa por questões como:
- Tratamento desigual entre homens e mulheres (que, inclusive, recebem menores salários);
- Tempo curto de licença-maternidade, que não privilegia nem o período mínimo de 6 meses de amamentação exclusiva, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS);
- Falta de estrutura dentro das empresas para receber as mães lactantes;
- Preconceito na hora de admitir ou promover a mulher;
- Horários rígidos e falta de empatia com as mães;
- Demissão de mães pouco depois da volta da licença-maternidade, entre várias outras.
Já falamos muito aqui sobre empreendedorismo e protagonismo feminino, mães empreendedoras no mercado imobiliário e como conciliar carreira e maternidade. Temas que nos motivaram a fazer um evento exclusivo sobre empreendedorismo materno.
Mães empreendedoras que inspiram
A 12ª edição do Women Global & Powerful foi uma edição muito especial e, como sempre, reuniu grandes mulheres protagonistas do mercado imobiliário e, além de tudo, mães: Eliana Barboza, coordenadora da Diretoria da Mulher do CRECI-RJ, Silvana Cardoso, Master Regional da RE/MAX Grupo Latina, e Priscila Alcantara, Agente da RE/MAX Soho.

Eliana Barboza é corretora de imóveis, advogada e psicóloga e, atualmente, é coordenadora da Diretoria da Mulher no CRECI-RJ (Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro). Membro da OAB Mulher/RJ, Eliana acredita no potencial da mulher e na força que tem uma rede de apoio:
“Mulheres corretoras precisam de mais eventos como esse. A experiência de cada uma das participantes se mostra eficiente para alavancar outras mulheres na corretagem e em outras áreas, afinal, deixamos de ser a minoria em várias áreas antes dominadas por figuras masculinas e estamos praticamente em 50% de igualdade. Se faz muito importante para o momento, união, estudo e além de tudo, ética profissional”, avalia a coordenadora.
No mercado imobiliário há mais de 25 anos, Eliana percebe a evolução das mulheres e como vêm conquistando seus espaços: “A mulher na sociedade antiga tinha o marido como provedor. Com o passar das décadas e vários movimentos contra o machismo, as mulheres iniciaram suas carreiras para auxiliar no sustento da família. Hoje, o foco é no empreendedorismo, que as levam a estudar e se dedicar a uma profissão. A profissão de corretora de imóveis é uma das melhores para aquela mulher que pensa em se lançar no mercado de trabalho. Ela pode fazer seus horários, marcando visitas em dias alternados e obtendo uma boa renda, mas, para isso, precisa fazer networking, ampliando sua rede de contatos e construindo parcerias.”
O grande desejo de Eliana é ver o mercado imobiliário liderado por mulheres e acredita que estamos chegando perto: “Juntas, fazemos a diferença, somos muito mais detalhistas e compromissadas”, destaca.

Apaixonada por ensinar corretoras a construírem sua carreira, Silvana Cardoso Teixeira é corretora de imóveis, gestora de RH e consultora de negócios para franquias. Grávida e à frente da Master Regional da RE/MAX Grupo Latina, guarda objetivos para sua carreira profissional e, principalmente, pessoal: “Meu maior objetivo é construir talentos no mercado imobiliário, além de ser a melhor mãe, enquanto transformo um pouquinho de mim mesma e do mundo.”

Já Priscila Alcantara é corretora de imóveis desde 2018 e, desde o final de 2020, atua como Agente da RE/MAX Soho. Estudou Direito, mas não chegou a atuar na área. Aos 40 anos, tornou-se mãe pela segunda vez e seu maior desafio é conciliar a maternidade com a vida profissional.
“Senti-me lisonjeada em participar do evento Women Global & Powerful e tentar ajudar outras mulheres nesta linda jornada da mulher empreendedora e da maternidade. Tive o prazer de me encontrar neste papel de Agente Imobiliária, na verdade, me achei como pessoa e, então, ingressei na RE/MAX. Agradeço aos meus queridos amigos Alessandra Rubim e Matheus Rubim por hoje estar fazendo parte da equipe na Tijuca. Graças a Deus tenho o apoio da minha família, do meu marido e dos meus pequenos. Hoje, mãe pela segunda vez, após os 40, com todos os receios e anseios, mas estou feliz porque posso proporcioná-los o meu tempo, seja na educação, no lazer, em todos os momentos, e isso pra mim hoje não têm preço.”
Afirma Priscila, que, mesmo desacreditada, seguiu seus sonhos e percebeu o quanto fez bem: “Achei que nunca chegaria até aqui, com tantas palavras negativas que recebi ao longo da jornada. Hoje sou bem reconhecida dentro da minha família e amigos. Este projeto impacta demais a nossa vida, dá uma guinada. Liga o motor e você vai, te dá asas para voar. É assim que me sinto após ter o privilégio de participar com essas lindas mulheres que estão sempre dispostas, que são guerreiras e batalhadoras”, finaliza.
O desafio de ser mãe e empreendedora
Vivemos uma nova revolução feminina, na qual as mulheres querem se tornar independentes e produtivas economicamente, terem seu próprio negócio. Contudo elas buscam equilíbrio entre carreira, maternidade e realização. Buscam um novo sentido para suas vidas. Algo que seja bom e construtivo, não apesar de seus filhos, mas POR eles.
E não podemos romantizar o empreendedorismo materno, né gente!. Sou mãe e empreendedora e sei bem o que é isso. Empreender exige muito. Diversas mulheres escolhem esse modelo de trabalho às vezes por terem perdido o emprego, outras vezes porque não têm escolha e percebem que empreender pode ser sua única chance no mercado.
É por isso que ao longo dos últimos dois anos, viemos trabalhando no Women Global & Powerful, movimentando o público feminino de todo o Brasil. Um projeto gratuito e exclusivo, no qual reunimos mulheres globais e poderosas para conversarmos sobre empreendedorismo, mercado imobiliário, carreira, negócios, desafios, oportunidades e tudo o que nos afeta, sempre nos apoiando e incentivando nossos objetivos.
Já reunimos mais de 300 mulheres nos nossos eventos e, graças à nossa rede de apoio, várias delas se tornaram empreendedoras e entraram, inclusive, para o mercado imobiliário. Se depender de todas nós, será cada vez mais comum encontrarmos mulheres e mães administrando seu próprio negócio, e lutamos para isso. Tenha certeza de que toda conquista delas beneficia não só os filhos e a família, mas as empresas e, principalmente, toda a sociedade. Venha fazer parte dessa rede você também.

Forte abraço,
Glauce Santos
Diretora Regional
RE/MAX Rio de Janeiro Norte.